MS registra 5ª semana seguida de alta em casos de síndromes respiratória graves


Campo Grande concentra a maior parte das notificações recentes, com cerca de 70% dos casos registrados na última semana. A ação do Drive-Thru da Vacinação teve duração de 16 dias, com a aplicação de 8.390 doses no total
Governo MS
Mato Grosso do Sul registra a 5ª semana consecutiva de crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desde o início do ano, já foram contabilizados 1.755 casos e 119 mortes pela condição clínica SRAG.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Somente nesta última semana, foram notificados 246 casos, com aumento significativo que reforça o comportamento sazonal da doença, comum nos meses de outono e inverno, quando há maior circulação de vírus respiratórios.
O número também acende um alerta, já que supera os 160 casos registrados no mesmo período do ano passado. O aumento dos casos teve início há quatro semanas, na primeira quinzena de março, com 142 notificações. Desde então, os números vêm subindo de forma progressiva.
Os dados indicam uma aceleração na transmissão de vírus como o rinovírus, presente em 35,5% dos casos com agente identificado e o vírus sincicial respiratório, responsável por 19% das infecções.
Campo Grande com mais casos
Campo Grande concentra a maior parte das notificações recentes, com cerca de 70% dos casos registrados na última semana e lidera em números absolutos no ano, com 633 casos acumulados.
A atual semana epidemiológica começou neste domingo (20). Os dados ainda são contabilizados. O total de 1.755 casos e 119 mortes inclui registros atualizados até a semana passada.
Diante do avanço dos casos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça a importância da vigilância ativa nas unidades de saúde e da atenção imediata aos primeiros sintomas respiratórios, especialmente em crianças e idosos.
Com a capital liderando o número de casos, a SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros, montou uma estrutura especial para vacinação contra a Influenza.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Compartilhe este Post

Publicar comentário