Na política, mal se encerram as urnas de uma eleição e os motores já começam a aquecer para o próximo pleito. E em Goiânia, esse compasso acelerado não foge à regra. A Câmara Municipal da capital goiana, historicamente, tem sido trampolim para voos mais altos – vide os casos do senador Jorge Kajuru (PSB), do Delegado Eduardo Prado (PL), Presidente da Assembleia Legislativa Bruno Peixoto (UB) e Clécio Alves (Republicanos), todos com passagens marcantes pelo Legislativo goianiense antes de conquistarem cargos estaduais e federais.
Agora, um novo nome entra com força nesse xadrez: o vereador Igor Franco (MDB). Reeleito com 8.057 votos em 2024, foi o 9º mais votado do pleito, consolidando sua posição como uma das principais lideranças da base do prefeito Sandro Mabel (UB), de quem é líder na Câmara. O foco, agora, é um assento na Câmara Federal em 2026.
Mas, como manda o figurino da política, ninguém caminha sozinho. Ao lado de Igor, está um aliado de confiança e influência: Diogo Franco, seu irmão e atual secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Goiânia. Segundo interlocutores do Paço Municipal, Diogo tem atuado nos bastidores com precisão cirúrgica, costurando apoios, pavimentando alianças e – o mais importante em tempos eleitorais – abrindo portas para recursos que devem fortalecer o projeto do irmão.
Aliás, o entorno político não esquece a atuação discreta, porém eficaz, de Diogo na vitória de Igor em 2024. E, agora, a expectativa é de que a dobradinha entre os irmãos repita a dose, com um ingrediente a mais: o apoio velado de setores da base de Mabel, que enxergam em Igor um nome viável para manter representatividade da capital na câmara federal.

A caminhada, no entanto, não será tranquila. Franco sabe que, para consolidar seu projeto, precisará expandir sua atuação para além dos limites de Goiânia – tarefa complexa, considerando que outros vereadores com densidade eleitoral na capital também estão de olho na mesma cadeira. Será preciso, como dizem nos bastidores, “gladiar em casa” antes de desbravar outros redutos.
Com um currículo robusto, Igor traz na bagagem experiência administrativa e política. Advogado, pós-graduado em Direito Penal, iniciou na política aos 18 anos como assessor de Iris Rezende e, mais tarde, ocupou cargos relevantes nos governos de Marconi Perillo e Michel Temer – entre eles, o de secretário nacional do Trabalho, onde participou da implantação da Carteira de Trabalho Digital.
Na Câmara, construiu uma atuação propositiva, com presença marcante em sessões e uma série de projetos transformados em lei – desde a defesa de direitos das gestantes até iniciativas voltadas à população em situação de rua e à inclusão de crianças com TEA na rede pública de ensino. Também viabilizou mais de R$ 9 milhões em emendas para áreas como esporte e saúde, além de articular, junto ao senador Kajuru, a destinação de R$ 40 milhões para o Hospital da Criança, na região Noroeste.
A nova jornada exige mais: além de manter a rotina como vereador, será necessário consolidar apoios fora da capital e ampliar visibilidade estadual. A estrutura política começa a ser desenhada e, ao que tudo indica, Igor Franco (MDB) entra no jogo com uma equipe experiente, recursos em caixa e a convicção de que tem fôlego para mais um salto.
Resta saber: o caminho até 2026 será pavimentado com alianças duradouras ou enfrentará os solavancos naturais de uma disputa interna intensa por espaço?
O post Vereador Igor Franco mira a Câmara dos Deputados em 2026 apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.
Compartilhe este Post
Publicar comentário